Você sabe como fazer armazenagem de grãos?

Depois de todo o trabalho árduo de planejamento, plantio, cultivo e colheita dos seus grãos, vem a parte que tira mais algumas noites de sono de muitos produtores rurais: “E agora? Como fazer a armazenagem dos grãos?”

E não adianta achar que esse processo é simples e sem importância, afinal ele pode fazer toda a diferença no sucesso da sua produção, afinal são pouquíssimas vezes que você vai querer — ou conseguir — vender sua safra logo após tirar ela da terra.

Para comercializar seus grãos com a maior eficácia possível, pode ser necessário armazená-los até o próximo ano. Para tal, você precisará guarda-los adequadamente. Se não fizer isso e seus grãos ficarem sem as devidas condições necessárias, você poderá precisar vender seus grãos antes de obter uma negociação lucrativa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a como fazer armazenagem de grãos.

Como fazer armazenagem de grãos

 1- Prepare os silos de grãos

O primeiro passo para ter grãos de qualidade é garantir que suas instalações de armazenagem de grãos estejam preparadas para o grão que chega. Limpe os silos e se livre de quaisquer resíduos que possam ter insetos. Além disso, verifique as áreas sob o piso.

2 – Armazenagem de grãos com qualidade

A condição dos grãos durante a colheita é um fator fundamental para determinar se ele ficará bem armazenado, por isso esteja certo de ter feito todos os procedimentos de tratamento e limpeza dos grãos antes de querer armazená-los.

3 – Seque até o teor certo de umidade

Para armazenagem de grãos a longo prazo, será necessário secar os grãos até um nível menor de umidade. Isso evita que eles mofem ou criem bactérias que podem prejudicar toda a safra armazenada.

https://granmilho.com.br/alugar-silo-de-armazenagem/

4 – Melhore a aeração

A distribuição adequada de finos com um “spreader” de grãos ou praticando a carotagem repetitiva melhorará a aeração. Um “spreader” de grãos pode ser usado em silos com menos de 14,5 metros para espalhar as partículas finas.

5 – Controle a temperatura

É crucial ter capacidade de controle de temperatura durante a armazenagem de grãos. Mas lembre-se: as recomendações quanto à temperatura exata de armazenagem de grãos são diferentes segundo a região e a estação do ano.

6 – Verifique os grãos frequentemente

A prática recomendada, já há muito tempo, é checar seus grãos no mínimo semanalmente.

O ideal é subir o mais alto possível dentro dos galpões e, sem entrar, analisar se há alguma crosta ou cheiro perceptível. Um aumento na umidade da superfície muitas vezes é o primeiro sinal de problema.

Se houver algo de errado, ligue os ventiladores de aeração. Um silo com ventilador de tamanho adequado terá fluxo de ar suficiente para secar uma pequena camada de umidade no topo.

Especialistas indicão que ao verificar os grãos, é necessário colher uma amostra para determinar o teor de umidade.

7 – Observe se há insetos

Outro motivo para verificar os grãos frequentemente é a presença de insetos. Sem um controle periódico, não haverá tempo hábil para tomar possíveis medidas corretivas e reagir antes de passar por grandes problemas.

Gostou dessas dicas de como fazer armazenagem de grãos?

Nós da Gran Milho oferecemos o aluguel de silos de até 12 mil toneladas, com uma equipe técnica capacitada e as melhores tecnologias para classificação e estocagem dos produtos. Se precisa de ajuda para armazenar seus grãos até o momento mais propício, entre em contato com a gente pelo nosso site ou pelos telefones: (34) 3662-5816 ou (34) 99311-1139.

Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre atualizando nossos parceiros e clientes com conteúdo sobre o agronegócio em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.