Você sabe qual a importância da armazenagem na agricultura? Ela é extremamente estratégica para o produtor rural, pois além de ajudar a ter as condições mais adequadas para manter a qualidade da safra armazenada para uso futuro, permite maior autonomia e eficiência na comercialização da produção.

Vale reforçar que a armazenagem feita de forma correta é um dos itens da pós-colheita que deve ser vista com prioridade, pois reduz as perdas da produção e contribui na melhoria da renda do produtor.

Quer saber mais sobre a importância da armazenagem na agricultura? Confira.

A importância da armazenagem na agricultura

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) salienta que as técnicas destinadas a operacionalizar o armazém são, em geral, simples e não muito dispendiosas, tendo em vista os benefícios trazidos por ela, permitindo uma maior preservação do grão.

Em algumas regiões a existência do armazém na propriedade possibilita o produtor plantar até uma terceira safra (soja, milho e trigo/cevada), maximizando o uso da área e do maquinário, o que aumenta seus ganhos.

A melhor forma de armazenar grãos

Para você ter sucesso na hora de armazenar seu precioso produto, separamos algumas dicas valiosas:

  • 1) Limpeza periódica geral dos silos e equipamentos, com aplicação de produtos para controle de insetos, fungos e roedores de forma indispensável;
  • 2) Realização da pré-limpeza e classificação do grão para garantir um produto de melhor qualidade nutricional para a produção das rações;
  • 3) A umidade do grão deverá estar entre 12 a 13%. Grãos obrigatoriamente recebidos com alta umidade deverão ser utilizados o mais rapidamente possível e não devem ser armazenados juntos com o de baixa umidade;
  • 4) Somente descarregar o produto após avaliação e autorização do laboratório de controle de qualidade;
  • 5) Monitorar constantemente o carregamento dos silos e inspecionar durante o período de armazenamento;
  • 6) Verificar periodicamente a temperatura da massa de grãos-termometria;
  • 7) Monitorar a umidade ao longo do período de armazenamento, pois correções das matrizes de composição nutricional devem ser revisadas;
  • 8) Medir as condições climáticas externas dos silos;
  • 9) Decidir sobre a necessidade de realizar a aeração dos grãos;
  • 10) Consultar um profissional no armazenamento de grãos.

Características importantes do grão armazenado

Além dessas dicas, vale a pena observar algumas características do grão quando armazenado, tais como:

Cor: As cores esverdeadas, azul e rosa são sinais de proliferação de fungos e possível continuação por micotoxinas.

Odor: A presença de material em processo de putrefação é característica e pode produzir gases tóxicos.

Calor: O aumento de temperatura pode ser provocado por fermentação devido a umidade e ação de micro-organismos.

Umidade: Condensação de água no interior dos silos pode provocar grandes perdas por deterioramento da massa de grãos.

Insetos: Presença de carunchos, besouros e traças reduz a massa de grãos e deteriora sua qualidade nutricional.

Opções de armazenagem de grãos

Ao contrário do passado, hoje existem diversas alternativas para armazenagem própria na propriedade, fabricantes nacionais têm projetos de armazéns modulares inclusive para pequenas áreas a partir de 50 hectares.

Existem diversos modelos com ou sem moega, com ou sem secador, sem balança, dentre outros, todos adaptáveis às condições e necessidades de cada produtor, tornando muito mais viável e atrativo os investimentos.

Outra opção bastante viável é o aluguel de silos para armazenagem. Nós da Gran Milho, inclusive, oferecemos essa solução para nossos parceiros e clientes.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre a importância da armazenagem na agricultura, entre em contato com a gente pelos telefones (34)3662-5816 ou (34)99311-1139, ou envie uma mensagem pelo campo na página principal do nosso site, seja você pequeno ou grande produtor rural.

Podemos te ajudar a definir a melhor forma de armazenar sua safra. Temos anos no mercado da agroindústria, com experiência e dedicação junto ao homem do campo, fazendo escolhas corretas e lucrativas!

No mais, uma coisa é certa: a armazenagem deve ser bem-feita… Imagine perder uma safra inteira por falta de cuidado na hora de guardar a colheita…

2 comentários em “A importância da armazenagem na agricultura”

  1. Pingback: Conheça os cereais mais produzidos no mundo - Gran Milho

  2. Pingback: Como a soja é plantada e cultivada - Gran Milho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.