Os patamares de produtividade na pecuária alcança boas marcas após a safra 2020/2021. Os números sem dúvida não eram bons, e para entender esta mudança de paradigma é importante entender desde logo que as fazendas dedicadas à pecuária se dividem em pecuária de cria, de ciclo completo, e de recria e engorda.

A pecuária de cria se dedica à reprodução e melhoria genética das espécies. A de recria e engorda visa a venda do animal para abate, enquanto que a de ciclo completo vai também produzir leite e derivados antes de se preocupar com o corte.  Os números também são diferentes, consideradas as mudanças no foco da produção de cada um destes nichos de mercado.

Nas fazendas  dedicadas à pecuária de cria, por exemplo, de uns tempos para cá fêmeas de menos de 18 meses já estão reproduzindo, o que torna as vacas de 24 meses tardias e permite planejar o emprenhamento de novilhas Nelore aos 14 meses. Amplia-se assim, o giro produtivo, com robusto incremento de ganhos para o produtor. Assim,  por  hectare “desmamado”, como se apelidou no setor a medição da produtividade considerado o  gado adulto, se produz 273 kg de carne por hectare – número que já  foi  quatro vezes menor!

Na pecuária de ciclo completo, ganha importância o indexador GMD,  ou ganho médio diário, em 618 gramas (diárias) nesta modalidade de produção , superior à das outras formas de criação de gado. Aí se incluindo,  obviamente, vacas  e bezerros.

Já a pecuária de recria e engorda, o segredo foi a diminuição da taxa  de mortalidade do gado vacum, que caiu de 2,5% do rebanho para incríveis 0,3%. É claro que, morrendo menos gado, aumentam produtividade e lucro. E aí entra em campo o confinamento: a produtividade aumentou o GMD da carcaça líquida em  1,3 kg por dia – número que já foi  a metade, mesmo em fazendas com  produtividade na média do setor, que é de 100 arrobas por hectare/ano

fonte:

https://www.girodoboi.com.br/videos/pecuaria-brasileira-sai-na-frente-da-soja-e-chega-as-100-por-hectare-ano/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.