Quer conhecer quais são os cereais mais produzidos no mundo? Existem mais de 6 mil espécies de cereais no mundo, mas nem todos esses encontram o mesmo espaço no mercado de compra e venda. Como tudo, sempre há os mais procurados, seja por seus valores nutricionais ou pela sua versatilidade de uso.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre cereais.

O que são considerados cereais?

Antes de falarmos sobre os cereais mais produzido no mundo, é importante sabermos o que de fato são considerados cereais e como funciona suas culturas, seja por seus frutos (do tipo cariopse) comestíveis, normalmente chamados grãos e são na maior parte gramíneas, compondo uma família com mais de 6 mil espécies.

Os cereais são produzidos em todo o mundo em maiores quantidades do que qualquer outro tipo de produto e são os que mais fornecem calorias ao ser humano. Em alguns países em desenvolvimento, os cereais constituem praticamente a dieta inteira da população, como o arroz que faz parte da dieta básica do brasileiro.

Como funciona o cultivo desses cereais?

Cada espécie de cereais apresenta características próprias e muitas vezes distintas, porém o seu cultivo é muito semelhante. Todas são plantas anuais, isto é, produzem apenas uma vez no seu ciclo de vida de um ano.

Cada cereal tem seu clima

O trigo, o centeio, a aveia, a cevada, entre outros cereais, são considerados plantas de clima frio, que crescem bem em clima moderado mas param o seu desenvolvimento em períodos de clima mais quente, cerca de 30ºC a depender da espécie, o contrário se aplica a cereais que se enquadram como plantas de clima quente como o milho, o milheto e o sorgo, cultivados em planícies baixas tropicais ao longo de todo o ano, além de regiões de clima temperado.

Cereais de clima frio são bem adaptados a climas temperados. A maioria das variedades de uma espécie em particular são ou do tipo de inverno ou de primavera. As variedades de inverno são semeadas no outono, germinam e crescem vegetativamente, então adormecem durante o inverno, que nas zonas temperadas do hemisfério Norte ocorre de dezembro a março. Elas só retomam o crescimento na primavera, amadurecendo até o início do verão.

Este sistema de cultivo faz uso otimizado da água e libera terra para outra safra no início da temporada de crescimento. Variedades de inverno não florescem até a primavera porque elas necessitam da vernalização.

As variedades de primavera são cultivadas em locais em que não se alcança a vernalização ou que excedem a rusticidade da planta, estes são plantados no início da primavera e amadurecem no verão, eles requerem menos irrigação, porém rendem menos do que os cereais de inverno.

O centeio é o cereal mais rústico, suportando o inverno no subártico da Sibéria. O trigo, por sua vez, é o mais popular e, apesar de ser de estações frias, pode ser cultivado nos trópicos, em regiões de clima mais ameno, na realidade todos os cereais de clima frio podem ser cultivados em regiões tropicais, desde que suas necessidades climáticas sejam atendidas.

Você conhece a importância da armazenagem na agricultura? Falamos sobre isso acima.

Cereais mais produzidos no mundo

Enfim, agora que você sabe tudo sobre cereais, confira os quatro principais cereais produzidos no mundo, que representam cerca de 91% de toda a safra:

  • milho: 36,3%;
  • trigo: 26,3%;
  • arroz: 16,9%;
  • soja: 12,2%.

Cevada, sorgo, algodão e feijão também têm grande destaque no cenário mundial, abrangendo boa parte do mercado de consumo.

O agronegócio está em pleno vapor e não para de crescer, esse é o setor da economia que alimenta o mundo!

É essencial que o produtor rural esteja por dentro do que acontece na agricultura mundial, afinal, esse conhecimento de mercado é fundamental para se manter competitivo e guiar seus investimentos, norteando as tomadas de decisões.

Se você é produtor de um desses cereais e gostaria de ajudar para a logística de plantio, armazenagem e compra e venda, entre em contato com a gente da Gran Milho por meio desses telefones (34) 3662-5816 | (34) 99311-1139, temos mais de uma década de experiência nesse mercado e podemos te ajudar de diversas formas.

Então, continue acompanhando nosso blog, leia nossos textos e fique atualizado com as principais estatísticas da agricultura mundial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.