O beneficiamento de grãos é uma das últimas etapas do programa de produção de grãos. Engana-se quem acha que uma lavoura consiste apenas em plantar e colher, existem inúmeras etapas envolvidas no processo.

Quer ajuda no processo de beneficiamento dos seus grãos? Entre em contato com a gente clicando aqui.

Hoje vamos conhecer mais sobre esse processo.

O que é o beneficiamento de grãos?

O beneficiamento é uma das últimas etapas do programa de produção de grãos, como já falamos.

Ela consiste na retirada das impurezas de um lote de grãos, que é feita com base na utilização das diferenças físicas dos materiais que compõem o lote original (grãos perfeitos, impurezas ou materiais estranhos e outros).

Esse processo de beneficiamento é um dos passos a serem seguidos para obtenção de sementes de alta qualidade numa empresa de sementes.

A semente, depois de colhida, contém materiais indesejáveis que devem ser removidos a fim de facilitar a semeadura, a secagem e o armazenamento, além de evitar que sejam levadas sementes de plantas daninhas para outras áreas.

O beneficiamento consiste em todas as operações a que a semente é submetida, desde a sua recepção na unidade de beneficiamento de sementes (UBS) até a embalagem e distribuição.

Abaixo você pode conferir as etapas de um processo de beneficiamento de grãos.

Etapas do beneficiamento de grãos

Recepção

É o processo de caracterização e identificação dos lotes de sementes que são recebidos na UBS. Conceitua-se um lote como “uma quantidade limitada de sementes com atributos físicos e fisiológicos similares dentro de certos limites toleráveis”.

Amostragem

É o processo pelo qual obtém-se uma pequena fração de sementes que irá representar o lote nos testes para avaliação da qualidade, determinação da umidade, pureza e viabilidade.

Pré-limpeza 

A pré-limpeza consiste basicamente na remoção do material bem maior, bem menor e bem mais leve do lote de semente. Para essa operação, utiliza-se máquina de ar e peneiras com alta produção, pois nessa etapa do beneficiamento é mais importante o rendimento do que a qualidade, considerando-se a necessidade de passar na pré-limpeza toda a semente recebida no dia.

Operações especiais

Algumas sementes necessitam de operações especiais (desaristamento, debulha, descascamento e escarificação) para que possam ser beneficiadas, como é o caso das sementes palhentas e aristadas, milho em espiga, algodão, amendoim e de sementes duras e múltiplas.

Limpeza das sementes

A remoção dos materiais indesejáveis do meio do lote de sementes só é possível se houver diferença física entre os componentes. As propriedades físicas usadas para a separação são largura, espessura, comprimento, peso forma, peso específico, textura superficial, cor, condutibilidade elétrica e afinidade por líquidos.

Ficou claro como funciona um processo de beneficiamento de grãos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.