Quer saber como comprar e vender grãos? Acontece sempre, dez entre dez agricultores ficam receosos se vão ou não conseguir vender sua safra por um bom preço, ou se sequer vão conseguir vendê-la no tempo certo. Acredite, você não é o único que fica preocupado em como vai comercializar seu produto.

Quer comprar ou vender grãos? Clique aqui para falar com um de nossos consultores.

Essa preocupação faz total sentido, afinal, vários são os fatores que podem influenciar no momento da negociação dos grãos. Clima, economia global, oferta maior ou menor daquele produto no mercado (a chamada lei da oferta), tudo reflete nas movimentações de compra e venda e, consequentemente, nos preços agrícolas. 

Para melhor acompanhar o mercado, há algumas operações que podem ser realizadas por todos que buscam comprar ou vender grãos.

Principais operações para compra e venda de grãos

Existem inúmeras formas de se obter mais rentabilidade na venda de grãos, e a diversificação dessas modalidades de comercialização pode diminuir seus riscos.

Confira abaixo as principais operações para a venda de grãos, envolvendo o chamado mercado futuro:

Barter 

Esse termo significa “troca”. De forma prática, consiste em uma modalidade que envolve a troca dos grãos por insumos em geral. Esse tipo de negociação acontece com antecedência e não envolve dinheiro.

Hedge

Esse termo significa “proteção”. Nessa modalidade, os preços são fixados antes da venda, também chamado de operação a termo. O objetivo dessa forma de comercialização é proteger o valor dos grãos devido à grande instabilidade do mercado.

Pré-fixação 

Nessa modalidade o produtor negocia os grãos com alguma cooperativa ou empresa e “trava” preços. Normalmente entrega fisicamente o produto.

Venda a fixar 

Nessa modalidade o comprador antecipa o pagamento, contudo são descontados juros até a entrega dos grãos. A diferença entre o valor antecipado e osjuros aplicados vira a remuneração do produtor rural.

Pré-pagamento

O comprador paga os grãos com antecedência e os entrega pessoalmente, com cobrança de juros.

Entenda também os principais usos do milho no confinamento de bovinos.

Qual a melhor forma de vender e comprar grãos?

O preço de venda dos grãos aumenta um pouquinho e todos os produtores correm para efetuar a venda, mas será que essa realmente é a melhor alternativa?

Nem sempre! O sucesso de uma boa comercialização é baseado em estratégias mais eficientes do que apenas acompanhar a demandada dos demais players no mercado. Analisar fatores que estão apenas parcialmente relacionados com a variação de preços dos grãos pode ser arriscado.

É importante ficar de olho na economia em geral, e também nas oscilações da bolsa de valores, além de conhecer e acompanhar os principais países produtores.

Outro fator fundamental é ter um consultor de confiança que indique, por meio de sua experiência e análise do cenário atual, qual é o melhor momento para se efetuar a venda… e é aí que o trabalho da Gran Milho se torna fundamental!

A Gran Milho está sempre antenada com tudo que ocorre no setor e as perspectivas do agronegócio no Brasil e no mundo. Planejamos e administramos as perspectivas, para ajudar nas tomadas de decisões de nossos clientes com mais segurança no momento da venda! 

O produtor rural trabalha duro para garantir uma boa safra, e a nossa função é fazer a venda da produção ser o mais rentável possível.

Ainda está em dúvida sobre as principais modalidades de compra e venda de grãos? Entre em contato com um de nossos colaboradores, clicando aqui, e tenha certeza que está fazendo um ótimo negócio ao contar com a experiência de mercado que nós da Gran Milho temos.

13 comentários em “Confira como comprar e vender grãos”

        1. Olá, Moacir. Assim que finaliza-la, entre em contato com a gente pelo telefone (34) 99311-1139 (também é whassapp), ou mande uma mensagem para nós pela área de contato na parte inferior do nosso site http://www.granmilho.com.br

          Temos grande interesse em fechar negócio

  1. Boa tarde, gostaria de estar entrando na área de compra e venda de grãos, porém gostaria de ter um norte , e gostaria de uma ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.