Hoje, dia 10 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Feijão! 👏👏🥳

A data foi instituída em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Segundo a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de feijão no mundo….

 

Muito motivos para comemorar

Segundo a 1ª estimativa da safra 2021/22 divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a safra de feijão será maior. Em relação a área plantada o acréscimo deve ser de 0,3%, somando 2.946 milhões de hectares. A produtividade esperada é de 1.009 kg/ha (+2,8%) e a produção estimada é de 2.973 milhões de toneladas (+3,1%).

A cultura é considerada de ciclo curto e, por isso, apresenta uma vantagem para o produtor, que consegue adequar o seu plantio dentro de uma janela menor, sem ter que abrir mão da produção de outros grãos ainda no mesmo ano-safra. Nesse cenário, o Brasil possui três épocas distintas de plantio, favorecendo uma oferta constante do produto ao longo do ano. Dessa forma, tem-se o feijão de primeira safra semeado entre agosto e dezembro, o de segunda safra cultivado entre janeiro e abril e o de terceira safra semeado de maio a julho.

Qual a melhor época para plantar feijão?

 

 

Dia 10 de fevereiro, é comemorado também o Dia dos Pulses, que são as leguminosas secas, sendo as mais conhecidas no país o grão-de-bico, a lentilha e ervilha. Esse é o quarto ano que a data é comemorada e visa a promoção das culturas.

E você também é fã desse alimento??

Tem uma receitinha de família toda especial?

Deixe seu comentário, e continue seguindo nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.