A seca é um longo período sem chuvas ou com chuvas mal distribuídas, que causam desequilíbrio hidrológico em toda as regiões. Isso porque, além de poucas chuvas, nessa época, o ar também fica bastante seco, e os rios, as reservas e, inclusive, os índices de água disponível no subsolo diminuem.

É comum para todo o agronegócio preocupações com esse período, e a Pecuária acaba sendo uma das áreas mais afetadas. É preciso ficar claro que o trabalho começa muito antes do período da seca em si, dependendo de uma programação eficiente e bem planejado. Confira abaixo algumas dicas para não perder produtividade na Pecuária durante a seca:

– Ajuste na taxa de lotação

A primeira recomendação no período pré-seca é reduzir a taxa de lotação por hectare, definida, muitas vezes por unidade animal por hectare (UA), que equivale 450 quilos de peso vivo de bovino. 

Especialistas exemplificar que é trabalhamos uma taxa de 4 a 5 UAs por hectare na média do ano todo. Na época das águas é possível chegar até e 5 a 6 UAs, considerando a engorda. Já no período de seca esse número cai para 2,5 a 3 UAs.

–  Criação de um pasto reserva

Durante o período chuvoso o recomendado é fazer a vedação de uma área de pastagem, que significa que nenhum animal entrará naquela área.

Essa é uma boa opção de oferta de forragem para os animais consumirem, mesmo que de baixa qualidade, ajuda na produtividade e engorda de forma geral.

– Suplementação

É necessário fazer um ajuste do teor de proteína bruta da dieta a partir da suplementação para dar mais digestibilidade ao pasto.

– Armazenagem de água

Uma das formas de se preparar para o período de seca é investindo no armazenamento de água, principalmente quando se reside em uma região na qual a seca é cíclica — ocorre de tempos em tempos. Para isso, utilize cisternas, barragens subterrâneas e, até mesmo, poços artesianos. Para escolher o melhor método, é importante estar atento à bacia hidrográfica da região e aos índices de chuva nos diversos períodos do ano.

Gostou desse texto com dicas para não perder produtividade na Pecuária durante a seca? Compartilhe com seus amigos do agronegócio e continue seguindo o blog da Gran Milho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.