Quer saber como funciona o mercado de grãos? O Brasil é um dos principais produtores agropecuários do mundo e segue uma tradição histórica de ser predominantemente agrícola: somos destaque na produção de café e cana-de-açúcar, por exemplo, desde a colonização. Nos últimos 40 anos, ainda tem registrado um aumento constante da nossa produção, principalmente na safra de milho e soja.

Quer saber mais sobre esse rico mercado internacional?

O agronegócio em crescimento

Recentemente temos visto que alguns dos principais fatos positivos do noticiário brasileiro são relacionados ao agronegócio. Enquanto o Brasil e o mundo enfrentam o maior desafio das últimas décadas, o agro segue forte e altamente produtivo. Mesmo em meio a uma pandemia, não houve crise de abastecimento e a safra 2020 deve bater mais um recorde, impulsionada sobretudo pelos cultivos de soja e milho.

Isso se deve ao fato de que o setor do agronegócio, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, deve alcançar um crescimento de, aproximadamente, 10% em relação ao de 2019. Em números, o Valor Bruto da Produção pode chegar a 700 bilhões de reais.

O papel da tecnologia no mercado de grãos

Sem dúvida, o uso da tecnologia no campo, como tratores, colheitadeiras e pulverizadores — além da aplicação de produtos mais eficientes contra pragas, aliada às boas práticas no tratamento da cultura e do gado — está potencializando muito a produção nacional. Por isso, a venda de máquinas agrícolas, novas e usadas, tem crescido no mercado.

Comercialização de grãos

O sucesso de uma boa comercialização é baseado em estratégias eficientes. O mercado de grãos é bem complexo e envolve a análise de fatores que vão muito além apenas da variação de preços.

É importante ficar atento com a economia global, e também nas oscilações da bolsa de valores, além de conhecer e acompanhar os principais países produtores. Já falamos mais sobre esse tópico em outro artigo, como pode ver abaixo.

https://granmilho.com.br/confira-como-comprar-e-vender-graos/

Outro fator fundamental é ter um consultor de confiança que indique, por meio de sua experiência e análise do cenário atual, qual é o melhor momento para se efetuar a venda… e é aí que o trabalho da Gran Milho se torna fundamental!

Estamos sempre antenados com tudo que ocorre no setor e as perspectivas do agronegócio no Brasil e no mundo. 

Planejamos e administramos as perspectivas, para ajudar as tomadas de decisões de nossos clientes com mais segurança no momento da venda! 

O produtor rural trabalha duro para garantir uma boa safra, a nossa função é fazer a venda da produção ser o mais rentável possível. Para saber mais sobre como funciona o mercado de grãos, basta nos acompanhar.

1 comentário em “Entenda como funciona o mercado de grãos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.