Você tem dúvidas sobre o que é o período safra? A produção agrícola ocorre ao longo de um ano que não necessariamente coincide com o início em janeiro e fim em dezembro.

Para nós produtores rurais, dependendo da cultura que plantamos, o ano pode se iniciar em qualquer mês e não obrigatoriamente em janeiro como estamos acostumados no nosso dia-a-dia.

Continue para saber mais sobre o período da safra.

O que é o período safra

O ano para nós agricultores é definido pelas condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento de uma determinada cultura que se desejamos plantar em um determinado local.

Geralmente, ele se inicia na estação chuvosa para que as plantas possam ter água disponível no solo para vegetarem.

Nesse período, chamado safra, o plantio é feito quando as chuvas voltam, e se estende de outubro a dezembro, como no caso do milho. Nessa época, as condições climáticas –  temperatura, luminosidade e umidade – são as melhores para o desenvolvimento das culturas. 

Por isso, em geral, investimos mais na safra, pois há um potencial produtivo e de retorno financeiro maior.

Muitas vezes, culturas anuais, de ciclo curto, desenvolvem-se vigorosamente apenas em uma parte do ano devido às já referidas condições climáticas.

Desse modo, após a época de serem colhidas, ou seja, a época da safra, o solo permanece em descanso ou, usando um termo técnico, ele permanece em pousio até que condições climáticas favoráveis se estabeleçam novamente para que a cultura possa ser plantada mais uma vez.

O período que contempla o fim da colheita (pós-colheita) até o início do novo plantio recebe o nome de entressafra.

Entressafra e Safrinha

Durante a entressafra, o solo fica sem atividade agrícola, o que faz com que alguns agricultores (como nós) plantem algumas culturas anuais de ciclo curto que consigam desenvolver-se nesse período com as condições climáticas menos favoráveis à cultura principal.

Assim, o agricultor consegue cultivar a terra plantando outra cultura, o que traz uma renda extra a ele por meio da comercialização dessa cultura plantada nas entressafras. A safra obtida dessa cultura recebe o nome de safrinha.

Vale colocar que para a obtenção da safrinha, alguns agricultores tentam antecipar a época de plantio da cultura principal de modo que a colheita, em função disso, também seja adiantada.

Com isso, no fim do período de safra, ele já colheu a cultura principal e, muitas vezes, realiza o plantio novamente de forma a se aproveitar das condições climáticas ainda favoráveis do fim da safra e, assim, ele obtém renda extra.

O que muda para o consumidor

No nosso cotidiano, é comum que os preços dos produtos agrícolas variem em função do período de safra e entressafra. Como durante a safra de uma fruta, por exemplo, a oferta dessa é maior no mercado, geralmente, seu preço sofre queda.

De forma contrária, durante a entressafra, os preços sofrem elevação, devido ao fato de haver menor oferta nessa época do ano.

Nesse sentido, quando chuvas fortes atingem regiões com o predomínio de plantações de hortaliças (tomate, alface, etc.), geralmente, espera-se um aumento nos preços das mesmas, devido à perda do plantio que se perde por causa das chuvas fortes.

Um bom planejamento conta muito no sucesso das atividades realizadas nas propriedades agrícolas. Cada cultura tem um ciclo e, dependendo do grão, a plantação pode ocorrer na safra e na safrinha, mas é preciso muita organização.

Gostou desse assunto? Conseguiu entender o que é o período safra?

Continue seguindo nosso blog e fique pode dentro de assuntos relacionados ao agronegócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.