A seca no sul do país e a instabilidade internacional,  ainda um efeito da pandemia, são os grandes vilões da safra brasileira abaixo do esperado: 138 milhões de toneladas, seis a menos que a projeção Hedgepoint Global Markets, provedora de gestão de riscos. Não é que foi ruim, mas o valor projetado seria um recorde mundial. Enfim, fica para o próximo ano, se o clima ajudar.

Geadas e estiagem nas lavouras paranaenses e gaúchas impediram que os  números alcançassem quase 143 milhões de toneladas, que era também a estimativa da CONAB, 

Antes do agravamento dos efeitos da estiagem ao final do ano, a Hedgepoint trabalhava com uma safra de 144,2 milhões de toneladas, acima das 142,8 milhões de toneladas previstas pela estatal Conab, Cia Nacional de Abastecimento. Que bom que as chuvas de janeiro e (agora) fevereiro estão conseguindo diminuir o tamanho do buraco.

Curiosamente, isso valoriza a soja lá fora. Coisas de mercado. A bolsa de mercados futuros (Commodities) de Chicago está negociando o bushel de soja a 13,84 dólares – o bushel,  você sabe, é mais uma das medidas de peso e tamanho americanas. Por lá eles não usam o sistema métrico e por isso pra quem é de fora fica essa grande confusão.                

Isso, é claro, aumenta e especulação e obriga o produtor brasileiro a trabalhar com estoques mais enxutos. Além disso, se está consumindo menos biodiesel, o  que desaquece o  mercado interno de soja. O consumo no país está mais fraco do que em anos anteriores. E a exportação, dependente dos chineses, também arrefeceu porque nossos parceiros do outro lado do mundo estão consumindo menos nossa carne. De qualquer forma, com a oferta interna menor, a exportação do grão in natura ainda é o negócio mais rentável…

Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de matérias relacionadas à atualidades do mercado rural… clique aqui e acompanhe!

fonte:

https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/soja/306129-hedgepoint-corta-em-quase-6-mi-t-previsao-de-safra-de-soja-do-brasil.html.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.