Um veículo autônomo é aquele que não possui condutor (ou piloto) humano atuando de maneira “presencial”, para usarmos um termo que entrou na moda e no vocabulário de todos após a pandemia. O drone é o veículo autônomo mais comum, até hoje. A ponto de não se tratar mais de novidade. No entanto, ele não é mais o único, e novidades estão vindo por aí para acelerar o casamento entre a agricultura e a tecnologia de vez.

A gigante do mercado, John Deere, está lançando um trator autônomo já neste ano de 2022, com seis pares de câmeras, para condução remota, com a possibilidade de detecção de obstáculos em 360 graus, inclusive com cálculo preciso de distâncias, tão importante para a condução correta deste tipo de veículo.

O trator será produzido em larga escala e,  é claro, vendido no mundo inteiro, graças à “globalização” do agronegócio. Ele é uma reestilização do antigo 8R, acrescido aos comandos remotos (é claro) e da orientação GPS, além da tecnologia avançada que permite a condução autônoma – ele foi lançado e mostrado ao mundo em  uma feira anual de Las Vegas, EUA, megaencontro que reuniu mais  de 1500 tratores, um recorde mundial.

A John Deere, que já havia lançado o trator elétrico e ajudado o ecossistema e o bolso dos consumidores com isso, novamente revoluciona no agronegócio, ao disponibilizar o trator drone com condução autônoma remota ao mercado mundial. Ele não é só um sinal de sofisticação tecnológica: torna mais eficaz e barata a lida diária do homem do campo, tornando mais eficazes as operações rurais e mais sustentável a atividade agrícola.  A máquina, que é inteligente e conversa com outra tecnologias, já vivendo o novo conceito de “internet das coisas”, também é de fácil condução pelo operador: um software fornecido pela própria fabricante permite programar minuciosamente o desempenho do trator.

Quer continuar por dentro das novidades do mundo do agronegócio? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro da aba “notícias” em nosso site…Estamos sempre trazendo informações úteis ao homem do campo!

fonte:

https://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/john-deere-anuncia-trator-autonomo-que-chega-ao-mercado-em-2022/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.