O armazenamento de grãos em silo próprio compensa? A resposta pode desanimar alguns, porque não é fácil, basicamente: depende.

Nem sempre o armazenamento de grãos em silo próprio compensa, isso porque precisa há diversos fatores que precisam ser analisados, seja o tamanho da propriedade, orçamento e a produção de cada agricultor.

Vamos entender mais sobre isso?

Como analisar a viabilidade de ter um silo próprio

Primeiramente, qualquer análise deve ser feita apenas para o produtor com mais de 80 alqueires, pois um silo de porte médio se paga em até quatro anos; considerando duas safras anuais. Esse valor é calculado a partir da economia que o produtor terá ao não depender mais de uma cooperativa ou uma cerealista para armazenar sua produção nestas oito safras.

Como vivemos falando aqui no blog, a produção agrícola brasileira é muito grande, chegando a ser uma das maiores do mundo, com sua produtividade presenciando um aumento significativo nos últimos anos, entretanto, em muitas propriedades a área de armazenagem não segue a mesma magnitude.

Um dos motivos desta disparidade entre a evolução tecnológica em cultivos e o setor de armazenagem é que este muitas vezes é tratado de forma secundária, fato esse que hoje não pode mais ocorrer para quem busca a máxima produção.

Isso porque, nada adianta ter uma ótima colheita se a produção se estragar ou ficar comprometida em razão de um processo inadequado de armazenamento. 

Por isso, na atual agricultura e empresas comercializadoras de grãos, a armazenagem em silos precisa ser tratada como uma etapa fundamental na produção de grãos de qualidade.

Assim, os silos de armazenagem devem ter a capacidade de manter a temperatura e umidades ideais, além de dispor de dispositivos de controle contra pragas, pois estes são fatores que exercem grande influência na qualidade dos grãos.

Já falamos mais sobre isso no artigo abaixo.

Todos esses fatores torna a escolha por um silo próprio algo complexo, pois se o armazenamento for feito de forma insegura, uma safra inteira pode ser perdida.

Alugar silos para armazenagem é uma boa opção?

O aluguel de silos é uma prática comum para armazenagem de grãos, e é uma ótima alternativa para produtores rurais que desejam manter a produção por perto e ter o controle sobre o que foi produzido. Clicando aqui você pode saber mais sobre isso.

Nós da Gran Milho, utilizamos estrutura própria e terceirizada para a estocagem e beneficiamento agrícola com equipamentos de alta tecnologia. Nossos silos armazenam até 12 mil toneladas. O processo de secagem a vapor/caldeira garante o padrão de consumo humano, com tratamento contra fungos, carunchos e insetos. Através de acompanhamento diário da termometria e classificação semanal do produto armazenado, garantimos a qualidade do grão estocado.

Quer ficar tranquilo quanto o armazenamento dos seus grãos? Procure a gente, garantimos o melhor resultado na armazenagem de seu produto, caso o armazenamento de grãos em silo próprio não seja uma opção para você no momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.