Está pensando em investir no agronegócio?

Se perguntássemos para os produtores rurais se vale a pena investir no agronegócio, a resposta seria, com 100% de certeza, que agronegócio é lugar de gente trabalhadora. Por isso, se está apenas querendo acompanhar a alta do mercado e tentar fazer dinheiro fácil por meio da especulação, caso não tenha nenhum conhecimento do agronegócio, talvez seja melhor ir com mais calma.

Agora se você quer realmente saber os pormenores desse setor, estudar as nuances do mercado, trabalhar para dar valor ao seu dinheiro, para ai sim começar a investir e atuar nessa atividade, confira tudo que recomendamos que você saiba antes de começar a investir nesse ramo.

Checklist antes de investir no agronegócio

Análise de Solo

Corresponde à amostragem de solo, para posterior conclusão sobre quais são os nutrientes que estão em maiores e menores quantidades, sobre o pH, a textura que esse solo possui, enquadrando-o no sistema brasileiro de classificação de solos, entre outros aspectos.

Análise das características climáticas

Trata-se de verificar qual a faixa de temperatura frequente para a região da propriedade, a pluviosidade e a umidade relativa do ar que costuma no local.

Análise nas características de relevo

Consiste em diferenciar as cotas que a propriedade possui e adequá-las às faixas de temperatura que influencia a região. A partir das informações sobre a declividade, é possível definir se será possível a utilização de maquinários na produção das culturas, assim como os melhores métodos de cultivo.

Análise de viabilidade econômica

Analisando alguns indicadores econômicos, é possível prever em quanto tempo o investimento inicial seria pago, período também conhecido como payback.

 A viabilidade econômica é um ponto chave para a decisão sobre investir ou não em determinado projeto, pois garante uma análise mais vertical dos custos e receitas de um investimento, bem como fornecer certa “previsão” para os anos futuros.

Além disso, realizar uma análise do mercado é muito importante para estimular quem poderia investir. Uma opção para elaborar este estudo são as ligações em estabelecimentos comerciais, garantindo assertividade sobre os prováveis compradores.

https://granmilho.com.br/por-que-o-agronegocio-cresceu-tanto-em-2020/

Conheça seus concorrentes

Da mesma forma, é de suma importância conhecer quem são seus possíveis concorrentes. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de mercado de maneira a conseguir elencar todos os estabelecimentos e, ao mesmo tempo, pensar qual o diferencial que seu produto teria em relação aos demais, como qualidade, preço, origem, entre outros pontos. Ter uma diferença marcante no seu produto faz com que ele se destaque frente ao dos concorrentes.

A implantação da cultura também se torna fundamental nessa análise, pois, mesmo sabendo todos esses itens anteriores, a falha nesse processo resulta diretamente na perda de produtividade dos produtos agrícolas.

Conclusão

Diante deste cenário, o investidor deve sempre buscar um investimento rentável. Para isso, deve-se atentar à viabilidade do mesmo, sabendo quais devem ser suas estratégias para o mercado competitivo, garantindo uma dimensão sobre seu produto dentro deste cenário e, por fim, implantando-o da maneira recomendada pelos manuais de instrução da cultura.

Informações obtidas em conversas com profissionais capacitados na área do agronegócio também são um excelente primeiro passo para as pessoas que pretendem investir, mas não conseguem colocar em prática seus projetos por falta de conhecimento técnico. 

A Granmilho é referência no mercado, oferecendo maiores oportunidades de sucesso para quem deseja começar a investir no agronegócio. Entre em contato com a gente clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.