O agronegócio brasileiro tem na soja um dos seus grandes orgulhos…

Ela é uma das mais importantes culturas de cultivo no país, tanto em produção, produtividade e área plantada.

Quando o assunto é exportação, a soja é a principal fonte de renda do Brasil e dos produtores rurais, tanto que lidera o ranking de produtos mais exportados há mais de 22 anos, ou seja, desde de que o Brasil passou a registrar e divulgar os dados de vendas ao exterior; graças a dedicação e estudo dos produtores rurais, que cultivam a soja, cada vez mais de forma profissional.

Falamos bastante sobre a soja por aqui,segue abaixo alguns textos bem interessante. Mas hoje a abordagem vai ser um pouco diferente…para que serve a soja??

Qual a diferença entre a soja e o farelo de soja?

Como usar soja na alimentação de bovinos?

Para que serve a casca de soja?

Acompanha a leitura e descubra os inúmeros benefícios da soja:

 

Soja é rica em vitaminas em minerais

Um dos maiores benefícios da soja é que ela possui uma poderosa combinação de vitaminas e minerais. Para começar, é rica em vitamina A, o que significa que é boa para os olhos e deixa pele e cabelos mais fortes. Também possui boas quantidades de vitamina C, o que significa que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, além de ser um bom antioxidante. O fator deixa o organismo mais resistente a doenças e ainda combate o excesso de radicais livres pelo corpo.

Já em relação ao minerais, a soja prova mais uma vez a sua eficácia como ingrediente versátil. Isso porque ela é rica em cálcio, que é muito encontrado no leite, vale lembrar que o cálcio deixa dentes e ossos mais fortes, evitando problemas como a osteoporose.

A soja também possui boas quantidades de fósforo, mineral que trabalha na formação do DNA e RNA. Com isso, auxilia o metabolismo, dando mais energia para o corpo e sendo indicado a pessoas que fazem exercícios físicos. Por fim, tem magnésio, que ajuda no bom funcionamento celular e hormonal.

Proteína vegetal

A soja é uma ótima opção para substituir a carne, já que é rica em proteína vegetal, que é essencial para o bom funcionamento do organismo. Além disso, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares e da anemia.

Fibras solúveis

Graças às suas fibras solúveis, que são as dissolvidas em água, a soja pode controlar os níveis de colesterol e reduzir os de açúcar no sangue. Alimentos com esse componente também dão a sensação de saciedade, que reduz as chances de a pessoa comer mais do que necessita. Com isso, ele é um grande aliado das dietas de emagrecimento. Também é um aliado do intestino por regular o sistema digestório, evitando problemas como o inchaço corporal e a constipação.

Tem isoflavona, que reduz sintomas da TPM e da menopausa

A soja também possui isoflavona, composto que muitas vezes é receitado como suplemento por médicos. Isso porque esse princípio ativo reduz os sintomas da TPM e da menopausa, sendo, portanto, indicado a mulheres que sofrem com esses problemas. Ao mesmo tempo, em excesso a isoflavona pode trazer danos ao organismo. Por isso é essencial priorizar uma dieta balanceada e rica em diferentes nutrientes para que não seja preciso consumir soja em grandes quantidades.

A soja é realmente cheia de benefícios para a saúde!

Gostou desse texto? Descobriu para que serve a soja? O consumidor enxerga esse grão como versátil e saudável!

Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados ao campo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.