Confira como comprar gado reprodutor no Brasil

Antes de falarmos de como comprar gado reprodutor é importante entendermos como a pecuária chegou a esse ponto de ser tornar um negócio tão viável.

A Pecuária Brasileira é considerada uma das mais produtivas em todo o mundo. O campo brasileiro, a partir da segunda metade do século XX, passou por um amplo processo de modernização, resultante da industrialização intensa e urbanização acelerada da sociedade.

Em virtude disso, o meio rural passou a ser subordinado da cidade, ao contrário do que ocorria anteriormente, o que resultou em profundas transformações no meio produtivo. Nesse sentido, a pecuária em nível nacional conheceu um salto produtivo, gerando mais receita e intensificando a sua participação na produção de riquezas no país.

A criação de gado bovino no Brasil concentra-se, atualmente, em grandes propriedades, geralmente com mais de mil hectares, mas pauta-se preferencialmente na produção de carne, haja vista que esse produto é o mais valorizado e o mais voltado para a exportação.

Confira o que levar em conta na hora de escolher o melhor gado reprodutor para compra.

Como deve ser feito a escolha do gado reprodutor?

Primeiramente, é necessário ter claro o objetivo da criação: se é produzir repassadores para venda de genética, se o negócio é venda de bezerros, ciclo completo, ou, ainda, se o objetivo principal é a reposição de matrizes.

Geralmente, a reposição de matrizes é uma necessidade certa, lembrando que é pelas fêmeas que vamos fixando os genes dos touros melhoradores em rebanhos comerciais.

Nessa linha de raciocínio, vale destacar investimentos em touros melhoradores com suas bases de matrizes cada vez mais produtivas e padronizadas através do ganho genético acumulado safra a safra.

As questões básicas a serem analisadas são saúde, bom estado nutricional (sem exagero), exame andrológico e avaliações genéticas positivas. Mas temos mais algumas dicas que vão te ajudar na hora de selecionar o melhor bovino para compor o seu plantel.

  • 1) deve ser proveniente de criatórios sérios e competentes no que fazem – produzir semente (touro) não é para qualquer pecuarista, nem algo que se alcança do dia para a noite, salvo com investimentos pesados, o que, ainda assim, demanda um tempo significativo;
  • 2) deve ser criado/selecionado em condições próximas da realidade de sua fazenda, no que se refere ao sistema de produção, de preferência na mesma região da propriedade, o que aumenta bastante a segurança nos resultados;
  • 3) deve ser positivo em algum programa de melhoramento genético, se possível até deca 3 ou TOP 30% – como a maioria dos programas CEIP;
  • 4) deve passar pela análise da régua de DEPs, pois não se pode basear somente no índice de tal programa, uma vez que seu rebanho pode estar carente de determinada característica, que deverá ser priorizada na escolha do reprodutor;
  •  5) Não se esqueça do enquadramento no padrão racial (maior garantia de consistência genética em padronizar características particulares da raça), aprumos e biotipo.
https://granmilho.com.br/entenda-o-que-sao-commodities-agricolas/

Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP)

Uma forma de garantir que esteja adquirindo um produto de qualidade é verificar se o reprodutor possui o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP). Este certificado comprova a qualidade genética do reprodutor certificando que este animal está entre os 20% melhores do rebanho no qual foram selecionados. O CEIP é um documento oficial outorgado pelo Ministério da Agricultura (MAPA) a entidades que se enquadram a uma série de normas de qualidade genética.

A conscientização dos produtores quanto à escolha criteriosa dos reprodutores só irá trazer benefícios a pecuária brasileira, alavancando o progresso genético com maiores ganhos anuais e, consequentemente, maior rentabilidade ao criador.

E claro que o Grupo Gran não ficaria de fora de um setor de tamanha importância no agronegócio nacional.

Gran Nelore

Com fazendas no Mato Grosso, a Gran Nelore (uma das subdivisões do Grupo Gran Milho) está focada em atender ao mercado de genética bovina, trazendo qualidade e raça.

Com um plantel rústico, mas manso para manejo, nosso gado é muito bem avaliado, capaz de se adaptar em qualquer ambiente, gerando confiabilidade ao produtor, é o que há de melhor em reprodutores.

Através de estudos de aprimorando genético, a Gran Nelore está totalmente preparada para o mercado, pois possuímos uma base extremamente fortalecida e uma genética melhorada, que garante um plantel rico em produtividade.

Com tradição de mercado, a Gran Nelore pode ajudar muito os pequenos produtores na aquisição dos melhores gados reprodutores. Está a procura de gado reprodutor? Entre em contato com a gente pela nossa página principal ou pelo telefone (34) 3662-5816.

Nos orgulhamos em fazer parte da história desse importante setor, ajudando juntamente nossos parceiros a alçar voos ainda maiores, por meio do auxílio ao comprar gado reprodutor e muito mais que podemos oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.