Você conhece a diferença entre cereal e grão? Para começo de conversa, o cereal é um tipo específico de planta — quando se usa o termo “cereal”, ele se refere à planta toda. Já o grão é a semente que o cereal produz. Fácil assim!
Quer comprar, vender ou armazenar grãos? Entre em contato com a gente clicando aqui e conheça nossos serviços.
Mas há muito mais a se falar sobre esses dois, vamos descobrir?
Diferença: cereal e grão
Os cereais são um tipo de gramínea, um uma família de plantas que reúne mais de 6 mil espécies em todo o planeta, como o trigo, a aveia e a cevada. Todos eles podem ser moídos e virar farinha, dando origem a outros alimentos, como o pão e a cerveja.
Os cereais são vegetais muito importantes para a alimentação, pois seus grãos são ricos em carboidratos e armazenam energia na forma de amido.
Já o grão é uma semente pequena, dura, seca, com ou sem casca ou camada de fruto, colhida para consumo humano ou animal.
Os dois principais tipos de safras comerciais de grãos são cereais e leguminosas.
Vale a pena também esclarecer um outro ponto: plantas como feijão, ervilha e amendoim não podem ser chamadas de cereais — portanto, suas sementes não são grãos.
A razão é bem simples: eles não fazem parte da família das gramíneas — são, na verdade, da família das leguminosas. As sementes do feijão, da ervilha e do amendoim chamam-se apenas… sementes.
Exemplos de cereal, grão e semente
Grãos/Cereais
- Aveia;
- Arroz;
- Milho;
- Cevada;
- Centeio;
- Trigo.
Sementes
- Feijão;
- Ervilha;
- Amendoim;
- Soja;
- Grão-de-bico;
- Lentilha.
Diferenças nutricionais
Grãos
Esses alimentos caíram na graça dos brasileiros e seguidores da alimentação saudável.
Os grãos integrais são ricos em fibras alimentares, vitaminas e minerais responsáveis por tornarem nosso corpo saudável e nutrido.
Favorecem um emagrecimento saudável, completam o quadro nutricional necessário para o nosso bem-estar, previnem doenças crônicas e ajudam no funcionamento das funções do nosso organismo.
Além disso, a maioria desses alimentos é uma fonte incrível de ômega 3, um ácido graxo responsável pela saúde do cérebro e do coração.
Como consumir?
Esses alimentos podem ser acrescidos em saladas, iogurtes, porções de frutas, sucos naturais, vitaminas e sopas.
Cereais
Indicados para uma dieta saudável, esses alimentos também são ricos em fibras alimentares, as versões integrais, além dos carboidratos complexos que fornecem energia adequada para o nosso organismo.
São boas fontes de vitaminas, minerais, proteínas e gorduras “boas”, tais como ferro, cálcio, vitaminas A, C E e do complexo B, sendo essas substâncias responsáveis pela prevenção do câncer, controle do açúcar no sangue, fortalecem o sistema imunológico, protegem a visão e atuam no desenvolvimento dos nossos ossos e músculos.
Como consumir?
Esses cereais, tais quais o trigo, cevada e a aveia, por exemplo, podem sofrer o processo industrial e se tornarem farinhas, que também contribuem com a nossa alimentação.
Podem ser consumidos em sucos, vitaminas, saladas, porções de frutas etc.
Realmente existem várias diferenças entre cereal e grão, não é mesmo?
Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados ao campo.