O Brasil foi responsável, em 2020, por produzir uma quantidade de alimentos que atende a 800 milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Embrapa, em apenas dez anos a participação do país no mercado mundial de alimentos saltou de US$ 20,6 bilhões para US$ 100 bilhões, tendo como destaque carne, soja, milho, algodão e produtos florestais.

Safra de Soja

Quando o assunto é soja, os números são ainda mais positivos. Com a supersafra do ano passado, o Brasil retomou dos Estados Unidos o posto de maior produtor mundial de soja. As projeções americanas indicam que o Brasil se consolidará na posição também na próxima safra, reforçando o bom desempenho da agropecuária brasileira, mesmo em meio à pandemia de covid-19.

No total, o Brasil colheu mais de 247,4 milhões de toneladas de grãos na safra de 2020, 2,5% acima de 2019, conforme dados do IBGE.

Mas afinal, para onde vai toda essa produção? Qual o maior exportador de soja do Brasil?

Siga com a leitura e descubra …

Principais países exportadores

Afinal , qual o maior exportador de soja do Brasil?

Já há algum tempo a China tem sido a maior exportadora de soja do Brasil, em 2019 ela foi responsável por comprar 79% da safra, em 2020 só no primeiro semestre os números já apontavam um crescimento de 29% das exportações para China, se comparado com dados do ano anterior.

O país asiático importou 54,433 milhões de toneladas de soja do Brasil de janeiro a agosto de 2020, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. O país é o maior comprador da oleaginosa brasileira.

A Holanda foi o segundo maior importador no período, com 3,154 milhões de toneladas, 106% acima do ano passado. Em terceiro lugar, fica a Espanha, com 2,643 milhões de toneladas, alta de 32% ano a ano.

No geral, as exportações brasileiras de soja em grão totalizaram 75,11 milhões de toneladas de janeiro a junho de 2020. O volume é 34% maior ano a ano.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber um pouco mais sobre a exportação de grãos do nosso pais?

Temos um texto inteiro sobre o assunto…

Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de temas relacionados ao agronegócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.