Todo produtor rural iniciante passa por diversas dúvidas na hora de escolher qual cultura plantar, e o feijão acaba sendo quase sempre a primeira opção, já que é uma cultura versátil. Quer saber quando inicia a safra de feijão? Você vai se surpreender.

Quer arrendar terras para plantio? Entre em contato com a gente clicando aqui e confira as melhores oportunidades do mercado.

Períodos da safra de feijão

O feijão comum é semeado em três épocas. A primeira época vai de outubro a dezembro e a 2ª, de fevereiro a março. Na 1ª safra o feijão é semeado em época de muita chuva e temperaturas elevadas, especialmente as noturnas.

Estes fatores, em conjunto, resultam em muitas doenças e abortamento de flores e vagens e, em consequência, baixas produtividades.

Na 2ª época, embora as temperaturas já sejam mais amenas, a falta de chuvas que ocorrem, quase sempre, na fase de floração e enchimento das vagens, é fator preocupante para os agricultores. Outra vantagem de se produzir feijão numa época de clima mais ameno, é que a lavoura é menos afetada por doenças e pragas, que é o ponto fraco desse tipo de cultura.

Irrigações suplementares elevam a produção, mas normalmente não são realizadas ou por falta de recursos do produtor ou falta de tradição.

Antigamente, fora das duas épocas tradicionais de semeadura de feijão era comum cultivar a leguminosa nos meses mais frios do ano para obtenção de sementes sadias, pois neste período a incidência de doenças e pragas é menor.

Atualmente, também é cada vez mais comum uma 3ª safra, e uma quarta e quinta e sexta… falaremos disso mais abaixo.

Acima você pode conferir sobre as safras de milho no Brasil.

Feijão e suas outras safras

O aproveitamento de áreas propicias a irrigação ajuda a manter os preços do produto mais estáveis, sem grande flutuação devido à entressafra, o que garante sempre um produto de boa qualidade, tendo em vista que o feijão envelhece e perde valor nutricional com facilidade.

As semeaduras na 3ª época costumam ser realizadas a partir do mês de março, com o fim do período chuvoso, principalmente na região dos Cerrados, abrangendo a totalidade ou parte dos Estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Tocantins.

Essa terceira safra, vale notar, que pode não ser a última, e sequer precisa ocorrer em março.

Como o feijão é uma cultura versátil, é muito comum vermos produtores rurais plantando-o na entressafra, na safrinha ou quando encontram um tempo na agenda ou espaço adequado; não se pode deixar a oportunidade passar, né?

Isso ocorre porque o feijão é muito resiliente, tendo uma cultura que pode suportar diversos períodos adversos, se o produtor tiver um bom controle de sua irrigação e combate a pragas, ele pode ser plantado o ano todo.

Ficou claro quando inicia a safra de feijão? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de várias informações como essa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.