Uma frente fria é a queda súbita e inesperada de temperatura em determinada região. Geralmente vem acompanhada de geada, granizo, chuva e até mesmo  neve, e em qualquer caso é bastante danosa para a agricultura. Acompanhe o texto e entenda mais sobre os riscos de uma nova frente fria.

Há cerca de três semanas uma frente fria passou pelo sul do país, com índice pluviométrico aumentado em decorrência de uma chuva bastante volumosa, atingindo principalmente Santa Catarina.

O estrago climático, porém, chegou já a São Paulo via Paraná. A chuva traz risco de geada. Continuará chovendo no inverno, no Paraná quase todo e no vale do Itajaí, em Santa Catarina. Em compensação, não há grandes riscos de chuva no resto do país no mês de junho, que permanecerá seco desde o Espírito Santo até o Mato Grosso com as costumeiras pancadas de chuva na região norte do país.

 O tempo também seguirá seco no  Brasil central, o que é bastante comum para a região e a época do ano. Minas Gerais, como sempre, são várias: seca no norte, aderindo à chuva que vem do sul na divisa com São Paulo, baixos índices de chuva e umidade relativa do ar em queda no Triângulo.

Chuvas em junho

Até 4 de junho, o tempo ficou firme na área central do Brasil, desde o Espírito Santo até Mato Grosso. Além disso, nesse período, estão previstas mais pancadas na região Norte, assim como em áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Contudo, nessas regiões o volume não será tão significativo, a ponto de provocar transtornos.

No período que foi do dia 5 a 9 de junho, por sua vez, a chuva cedeu no Sul, continua no Norte e perde força também na costa nordestina. Mas acabou chegando em vários locais do Sudeste e Centro-Oeste.

Já entre 10 e 14 de junho, ainda há instabilidades na região Sul, com baixo risco para transtornos. Nesse intervalo, o tempo seco segue no Brasil central, que não deixa instabilidades se formarem, e não deve chover com intensidade nas áreas costeiras do Nordeste. No extremo norte, entretanto, ainda há condições para chuva volumosa.

Conforme é observado , o Sudeste e Centro-Oeste já tem várias pontos de chuva, algo bem atípico para o período. As capitais São Paulo,  Rio de Janeiro,  Campo GrandeCuiabá,  Porto Velho e Rio Branco podem ter momentos de chuva moderada a forte no decorrer desta sexta-feira (10-06).

Continue seguindo nosso site e fique por dentro de assuntos relacionados ao agronegócio!

fonte:

https://www.climatempo.com.br/noticia/2022/06/10/forte-onda-de-frio-passa-sobre-o-brasil-nos-proximos-dias-5796

https://www.canalrural.com.br/noticias/tempo/frente-fria-traz-mais-chuva-e-chance-de-geada-confira-as-areas-afetadas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.