Você sabe a diferença entre safra, entressafra e safrinha? O leigo às vezes confunde o conceito de “safra” e acha que é quando se colhe o produto agrícola, mas a verdade é que a coisa é bem mais ampla, indo desde o início da plantação até a manutenção entre uma colheita e outro projeto.

Quer ajuda para planejar e fazer sua safra possível? Entre em contato com a gente clicando aqui e vamos conversar, sem compromisso.

Hoje vamos descobrir a diferença entre essas três palavras tão parecidas e tão comuns no nosso cotidiano no campo. Esses termos são comuns no agronegócio, mas podem confundir quem está se familiarizando com o assunto.

Diferença entre safra, entressafra e safrinha

O que é a safra?

A safra se dá quando o plantio é realizado e coincide com a chegada da chuva e conforme a previsibilidade inerente ao clima, temperatura, luminosidade e umidade, se irá adequar o plantio às distintas espécies de cultura a serem desenvolvidas no local do plantio.

O que é a safrinha?

A safrinha, por sua vez, ocorre depois da safra e é um desdobramento natural da abundância da primeira: como as chuvas beneficiaram tanto a primeira safra, sobram insumos, nutrientes e água para uma segunda rodada de plantio e subsequente colheita, as vezes tão rentável quanto a primeira – por isto há quem esqueça do diminutivo e chame a safrinha de “segunda safra”!

Você já sabe o que é o plantio consorciado?

O que é a entressafra?

Já a entressafra é o período de tempo entre o final do plantio e o início da colheita, período geralmente utilizado pelo agricultor para ajustar sua equipe, equipamento, locais de armazenagem, etc.

Ficou claro a diferença entre safra, entressafra e safrinha? Siga nosso blog e fique por dentro de muitos outros tópicos relacionados ao campo!

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que respondemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.