O que é a agricultura de precisão? O planeta está em constante modernização e não dá para negar que o agronegócio também estão se transformando. O que muitos produtores ainda se perguntam é como gastar menos e produzir mais.

Quer ajuda para planejar a logística da sua produção e evitar gastos desnecessários e prejuízos? Fale com a gente clicando aqui.

Embora uma produção mais eficiente possa parecer algo muito complexo, a agricultura de precisão veio mostrar que isso é bem mais prático do que parece. 

O que é agricultura de precisão, afinal?

Ela é um conjunto de ferramentas e tecnologias que possibilita ao produtor conhecer toda a área para cultivo de maneira mais completa e que pode ajudar a aumentar o rendimento, ela também é denominada AP.

Com a intenção de otimizar os resultados, diminuir os gastos e criar uma forma de produção mais sustentável e lucrativa, a agricultura de precisão nada mais é do que o uso de tecnologias avançadas e, apesar do que pode parecer, descomplicadas, especialmente desenvolvidas para o campo.

Essas tecnologias podem variar entre diversas finalidades conforme a necessidade, alcance, tipo de cultura e os resultados que se espera conquistar, sempre buscando tornar a produção mais eficaz e prática. 

Qual o propósito da agricultura de precisão?

Com uma infinidade de propósitos e diferentes formas de uso, as tecnologias de agricultura de precisão são especialmente desenvolvidas por engenheiros e pesquisadores do campo se baseando em preparação de solo, plantio, cultivo e a utilização dos insumos básicos necessários para a produção (terra, água, fertilizantes, herbicidas e inseticidas) da maneira mais precisa, reduzindo os gastos e tornando o dia a dia no campo mais fácil. 

Como ela funciona?

Através da utilização dessas tecnologias, o produtor consegue saber, com precisão, detalhes sobre sua propriedade que passam despercebidos nas medições manuais.

Um bom exemplo dessas soluções é o piloto automático. Por meio de uma antena instalada no teto do trator, o sistema de piloto automático recebe as coordenadas do GPS e guia de forma automática, seguindo com exatidão o trajeto definido no sistema.

Com essa precisão é possível evitar o pisoteio da cultura e garantir linhas com espaçamento ideal para cada cultura. Esse sistema também permite que o operador fique livre para acompanhar outros fatores da operação, como o desempenho do implemento.

Interessante, não é mesmo? Ficou claro o que é a agricultura de precisão? O campo não para de se modernizar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.