O silo bag (ou silo bolsa) é a maneira mais simples e módica de se fazer armazenamento de grãos em uma propriedade rural, sendo muito utilizado por pequenos e médios produtores na hora de preservar seus grãos.

Mas afinal, o que de fato é o silo bag? Qual sua utilidade na armazenagem? Acompanhe mais esse artigo que escrevemos pensando em você e conheça mais sobre esse equipamento que tem ajudado muitos produtores.

Prós e contras do silo bag

Baixo custo de investimento, facilidade e rapidez são alguns dos benefícios dos silos bolsas, também conhecidos como silo bags.

Como é totalmente adaptável ao volume de grãos produzido, esse tipo de armazenagem atende a todos os tipos de produtores, desde o pequeno ao grande.

Mas fique atento, o silo bag é uma boa opção se você conseguir colher um grão seco, limpo e puder garantir que a bolsa não será furada.

Apesar dos pontos positivos, a técnica também tem seus inconvenientes, pois a tecnologia foi criada em países mais frios, como Canadá e Argentina, e é mais eficiente em regiões com temperaturas mais baixas. Segundo especialistas, em locais mais frios e com menos chuva, é possível colher produtos mais limpos e secos. 

Confira acima algumas dicas de como melhor fazer armazenagem de grãos.

Dicas sobre o silo bag

Custo-benefício

Um silo bag com capacidade para 200 toneladas custa, em média, R$ 1.500 e demanda duas máquinas: a embutidora e a extratora. Por outro lado, o silo metálico tem um custo mais alto e exige mais equipamentos auxiliares, sendo uma opção melhor para grandes produtores. 

Capacidade de acordo com a produção

Enquanto o silo convencional tem um volume pré-determinado, o silo-bolsa é mais flexível. O produtor pode o investir conforme a necessidade de sua produção. Existem no mercado diversas variações de medidas como, por exemplo, um silo-bolsa de nove pés por 200 pés de comprimento com capacidade para armazenar 180 toneladas de grãos, ou seja, três mil sacas de 60 quilos.

Mantém a qualidade dos grãos armazenados

Os silos-bolsa são feitos de polietileno e aditivos anti-UV, que mantêm os produtos protegidos. Outro ponto positivo é a possibilidade de segregar os grãos dentro das bolsas. 

Duração de até dois anos

As bolsas têm vida útil de 24 meses, mas só podem ser utilizadas por uma safra. Após o uso, o silo é cortado e o material deve ser descartado. Esse tipo de silo é feito com 100% de material reciclável, o que facilita o descarte. O produtor pode vender o material para empresas de reciclagem.

O silo bag é uma ótimo alternativa para ajudar os produtores rurais, mas seu custo-benefício tem que levar em conta diversos fatores, como os mencionados aqui.

O que você acha desse tipo de armazenagem? Vale a pena pra você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.