Você conheces os principais tipos de milho utilizados na alimentação? Um dos grãos mais produzidos no Brasil, o milho é também importante parte da dieta dos rebanhos do país.

Existem inúmeras variações desse alimento tão importante. Siga com a leitura e entenda quais os tipos de milho utilizados na alimentação animal e suas principais características.

Quer comprar, vender e armazenar milho? Entre em contato com a gente clicando aqui e confira as melhores condições do mercado.

Tipos de milho para alimentação

Leia também sobre os processos de beneficiamento.

Milho de Silagem

O milho é uma das culturas mais utilizadas para a produção de silagem, como parte da alimentação principalmente de animais ruminantes.

Com baixo custo de produção e implicações no manejo e no corte da planta, o grão contém amido, que torna a digestão do alimento mais lenta, aproveitando mais seus nutrientes; isso reflete diretamente na produtividade do gado de leite e de corte.

Milho Doce

Com possibilidade de plantio durante todo o ano e um alto valor nutritivo, o milho doce é um dos mais consumidos pelo homem.

Por ser resultado de um processo de mutação, ele produz açúcar no lugar de amido e, por isso, seu cultivo, manejo e pós-colheita são diferenciados. Suas características permitem que ele seja conservado em água e, assim, enlatado.

Mini milho

O mini milho ou baby corn é uma espécie derivada do milho doce. Ele possui um sabor adocicado e sua espiga é colhida jovem. Pode ser consumido em conserva ou in natura; porém, no Brasil ainda é pouco cultivado.

Quer vender e comprar milho? Confira o artigo acima.

Milho pipoca

A cultura dessa variedade já era praticada pelos índios no continente americano na época da colonização.

O milho pipoca é um dos mais exportados pelo Brasil. A principal diferença relacionada a este milho é o seu pericarpo (camada externa do fruto que envolve a semente), muito fechado e resistente. Na presença de algum tipo de óleo, seus grãos explodem e dão origem à pipoca que conhecemos.

Milho branco

Principal ingrediente da culinária mexicana e muito utilizado principalmente em festas juninas como canjica, o milho branco é uma variedade muito resistente a doenças. Também pode ser utilizado para silagem e para fabricação de pães.

E aí gostou de saber mais sobre os tipos de milho utilizados na alimentação? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de vários assuntos relacionados ao mundo do agronegócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.