É comum que durante a colheita , com um aumento da oferta de grãos, ocorre uma derrubada nos preços. Muitos produtores acabam pensando em construir silos para armazenagem em suas próprias fazendas, pois a iniciativa permite manter os grãos por perto e ter controle sobre o que é produzido. Mas realmente vale a pena investir em silos de armazenagem próprios?

Acompanhe a leitura e entenda mais sobre a armazenagem de grãos e a viabilidade de se investir em silos próprios, ao final deixe seu comentário se , de fato, vale a pena investir em silos de armazenagem próprios.

O propósito da armazenagem de grãos

A armazenagem de grãos é o processo de guardar os grãos produzidos com o intuito de preservar suas qualidades físicas e químicas desde a colheita até o abastecimento.

Sendo assim, a armazenagem é um dos meios mais eficazes de se obter um produto fora de sua sazonalidade. No entanto, isso só é possível com uso de boas práticas de armazenamento, que garantem a conservação da qualidade física e fisiológica dos grãos, através de empresas sérias do setor, como é o caso do Grupo Gran Milho.

Quer dicas de como comprar e vender grãos? Clique aqui.

Benefícios da armazenagem de grãos em silos

Dentre os benefícios que a armazenagem de grãos é capaz de oferecer estão:

  • Diminuição das perdas quantitativas e qualitativas que ocorrem no campo pelo atraso na colheita ou devido ao armazenamento em locais inapropriados;
  • Redução do gasto com transporte, que tem seu preço máximo no “pico de safra”, pois evita a espera dos caminhões nas filas das unidades coletoras ou intermediárias;
  • Contribuição para o aumento do rendimento na colheita, por conta da eliminação das impurezas e do excesso de água;
  • Garantir a qualidade do produto, evitando o processamento inadequado devido ao grande volume a ser processado no período da safra;
  • Ajudar na obtenção de financiamento por meio das linhas de crédito específicas para a pré-comercialização;
  • Disponibilizar a utilização do produto no momento mais oportuno;
  • Aumentar o poder de barganha dos produtores, já que permite a escolha da época de comercialização.

Viabilidade na construção de silos próprios

Para chegar a conclusão de que é viável e interessante construir silos próprios, muitas coisas devem ser analisadas, como :

-o alto custo inicial caso seja de alvenaria, contudo pode ser construído diretamente na terra;

– Por estar fixo ao local de origem, pode dificultar a alimentação dos animais (caso haja necessidade de mudança do local de alimentação dos animais, por exemplo);

– Uma vez confeccionado, não permite a estocagem de silagem acima da sua capacidade;

– Não permite a estocagem de diferentes glebas, ou seja, talhões que têm histórico diferenciado;

– Grande exposição da massa de silagem ao oxigênio atmosférico (área que está em contato com a lona)

Aluguel de silos para armazenagem

Uma excelente alternativa para produtores de menor porte é o aluguel de silos… A Gran Copa, empresa do grupo Gran Milho, utiliza estrutura própria e terceirizada para a estocagem e beneficiamento agrícola com equipamentos de alta tecnologia.

Nossos silos armazenam até 12 mil toneladas. O processo de secagem a vapor/caldeira garante o padrão de consumo humano, com tratamento contra fungos, carunchos e insetos.

Através de acompanhamento diário da termometria e classificação semanal do produto armazenado, garantimos a qualidade do grão estocado.

Apresentamos eficiência na carga e descarga, com balança rodoviária de 30 metros, com suporte para até 30 caminhões/dia e fluxo entre os elevadores de 120 toneladas/hora.

Nossa infraestrutura:

  • Estrutura física de 96.800m²;
  • Armazém de 12 mil toneladas;
  • Balança para 120 toneladas;
  • Balança rodoviária 30 metros;
  • Pré-limpeza 120 toneladas/hora;
  • Secador 120 toneladas/hora;
  • Caldeira 12 mil quilos;
  • Expedição 108 toneladas;
  • 2 moegas de 70 toneladas/cada.

Gostaria de saber mais sobre como alugar silo de armazenagem? Entre em contato com agente pela nossa página principal, clicando aqui, e fale com um de nossos consultores. Será um prazer te atender e colaborar com o seu sucesso!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.